A insônia é o excesso de vigia, a incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono.
A insônia deve ser analisada sobre três aspectos: físico, psicológico e social. Depressão, estresse, problemas familiares, financeiros e/ou espiritual podem favorecer a insônia.
A ansiedade também pode gerar insônia e noites mal dormidas. Ela pode se manifestar de três formas: a demora para iniciar o sono, o acordar durante a noite ou o despertar muito cedo. Quando a insônia persiste por mais de três semanas é denominada crônica. Não é uma doença e sim um sintoma de algum distúrbio orgânico e/ou psíquico.
Tratamento e Prevenção
- O mais importante é detectar a causa principal;
- Não deve ser tratada a insônia, mas sim a pessoa;
- Criar hábitos constantes para dormir e acordar;
- Evitar dormir mais que o necessário;
- Crie um ambiente agradável e seguro antes de dormir;
- Procure dormir sempre no mesmo lugar;
- Evitar bebidas estimulantes (café e álcool) e fumo antes de dormir;
- Procure ler algo agradável antes de dormir;
- Evite refeições pesadas antes de dormir;
- Pratique atividades físicas onde se trabalha corpo, mente e espírito como por exemplo: Tai Chi Chuan, Aikido, Yoga ou Meditação;
- O tratamento da insônia com medicamento deve ser feito com muito critério. Os medicamentos ditos soníferos ou reguladores do sono nada mais são que psicóticos (na sua maioria derivados dos benzoliazepínicos) que devido a sua ação depressiva sobre o Sistema Nervoso Central induzem ao sono. O uso regular destas drogas deve ser evitado, pois leva a dependência, distúrbios da coordenação motora e de comportamento, diminuição da memória e podem contribuir para a depressão, piorando ainda mais a insônia. Existem substâncias naturais dentro da homeopatia como os Florais de Bach e que são muito favoráveis.
É importante saber se desligar do cotidiano do dia-dia antes de dormir, pois sabemos que nem tudo pode ser resolvido em um dia apenas. O desligar não está relacionado só com os pensamentos, mas também da própria energia das pessoas e dos lugares em que temos contato.
Ao dormir, muitos de nós carregamos cargas energéticas densas, que ficam impregnadas no nosso campo áurico. Portanto, é muito importante mesmo antes de deitar na cama fazer uma limpeza energética geral.
Autora: Elaine Lilli
Twitter: @elainelilli
Instituto União
https://www.institutouniao.com.br
Autorizado a reprodução em qualquer meio ou mídia desde que publicado na íntegra e com citação integral da fonte conforme o modelo acima.