11-3741-0199 | 11-99615-7778
contato@institutouniao.com.br

Constelação Familiar Individual | Benefícios

O trabalho de Constelações Familiares é algo ainda muito recente no Brasil. Poucas pessoas já tiveram a oportunidade de participar de um workshop ou atendimento individual nesta abordagem. Como tudo que é novo, a Constelação Sistêmica Familiar traz à tona muitas dúvidas e inseguranças nas pessoas que desejam conhecer o trabalho. Várias perguntas, como as já abordadas em nosso artigo Perguntas Frequentes, surgem nas mentes das pessoas. Entretanto, a mais comum é: “O que eu ganho com isso?”

Quando surge tal pergunta que eu costumo dizer que o trabalho de Constelação Familiar transcende a terapia e passa a ser mais filosófico. O que quer uma pessoa que faz uma pergunta como essa? Ela quer algo. Quer a certeza e a segurança de que receberá algum benefício, afinal ela pagou para constelar ou participar do workshop. E o que acontece com a responsabilidade da pessoa quando faz essa pergunta? Ela se esquiva da responsabilidade. Joga-o para o interlocutor. Imagine, por exemplo, uma pessoa que tem uma dor de cabeça. Ela vai à farmácia, dá dinheiro ao atendente e recebe um analgésico em troca. Ela pagou pelo produto: o analgésico. O atendente dá o remédio e, a partir daí, ela tem várias possibilidades: tomar o remédio, guardar o remédio, jogá-lo fora etc. A responsabilidade do atendente termina no momento que ele dá o remédio. Nada garante também que, caso ela tome o remédio, a dor de cabeça desaparecerá, mas isso é outra história.

O trabalho de Constelação Familiar é diferente. Enquanto, o analgésico procura aliviar o incômodo, nosso trabalho e responsabilidade é propiciar um campo para olhar a causa daquilo que atua no desconforto. O incômodo faz com que o cliente olhe para algo. Geralmente, é algo que foi excluído ou rejeitado. Há tensão. Quando as dinâmicas do tema do cliente vem à tona, ele entra em contato com aquilo que atua em si mesmo, e a partir daí há uma nova possibilidade. Algo se transforma.

Todos que participam deste campo, inclusive aqueles que não constelam um tema, são trabalhados. Todos tem a chance de descobrir novas possibilidades, insights e caminhos para sua vida. Pode ser que isso ocorra a partir de um tema pessoal que foi trabalhado ou pode ser que ocorra a partir da participação do tema de uma outra pessoa. Pode ser que aconteça no momento da constelação ou pode ser que leve alguns dias ou semanas. A alma tem seu próprio tempo e pega para si o essencial do que foi trabalhado. A transformação ocorre naturalmente, sem forçar a barra.

Assim como a Vida, não temos controle do trabalho de Constelações Familiares. Não sabemos o que emergirá do sistema da pessoa. Não se trata de arrumar ou consertar o sistema ou a pessoa. Não se trata de controle. Trata-se de se conectar com algo que atua em você mesmo e olhar com Amor para aquilo que foi rejeitado ou excluído. E para isso, é necessário coragem.

Autor: Saulo Nagamori Fong
Instituto União
http://www.constelacaosistemica.com.br

Autorizado a reprodução em qualquer meio ou mídia desde que publicado na íntegra e com citação integral da fonte conforme o modelo acima.